Resumen
Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso de jogos educativos como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem em Química, que teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes e encontrar alternativas capazes de ajudá-los a compreender as transformações Químicas que ocorrem no mundo de forma abrangente e integrada. Para tanto, discentes dos cursos técnicos integrados e superiores do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí elaboraram jogos educativos abordando conceitos de Química. Uma banca de jurados, composta por servidores de diversas áreas do Instituto, avaliou de forma criteriosa os jogos educativos. Ao final, os estudantes responderam um questionário, para avaliar de forma qualitativa a percepção dos mesmos, quanto ao aprendizado dos conceitos abordados e dificuldades durante o processo. Observou-se que a elaboração dos jogos educativos contribuiu para o aprendizado dos conteúdos abordados e mostrou-se importante para estimular as relações cognitivas, afetivas e sociais dos estudantes.
Palavras-chave: Atividade lúdica. Integração. Ferramenta pedagógica.
Educational games as a facilitating agent in the chemistry learning process
Abstract
This work is an experience report on the use of educational games as a facilitator of the teaching and learning process in Chemistry, which aimed to arouse the interest of students and find alternatives capable of helping them to understand the chemical transformations that occur in the world in a comprehensive and integrated way. In order to achieve this, students from integrated technical courses and college at the Federal Institute of Minas Gerais - Campus Bambuí developed educational games addressing Chemistry concepts. A panel of judges, composed of colleagues from different areas of the Institute, carefully, evaluated the educational games. At the end, students answered a questionnaire to qualitatively assess their perception, regarding the learning of the concepts addressed and difficulties during the process. It was observed that the elaboration of educational games contributed to the learning of the contents covered and proved to be important to stimulate students' cognitive, affective and social relationships.
Keywords: Ludic activity. Integration. Pedagogical tool.
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