Sobre dificuldades de ingressantes no ensino médio na compreensão de números racionais
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Carvalho, A. B. de, Guimarães, R. de C. da C., Vieira, W., Pereira, E. F. M., & Imafuku, R. S. (2021). Sobre dificuldades de ingressantes no ensino médio na compreensão de números racionais. ForScience, 9(1), e00878. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e878

Resumen

Apresenta-se, neste artigo, uma análise da resolução de uma questão sobre números racionais, exposta por estudantes ingressantes no Ensino Médio. O objetivo foi identificar as principais dificuldades e erros apresentados pelos participantes sobre o conceito e operações de números racionais. Para isso, realizou-se uma análise de erros das resoluções apresentadas pelos participantes. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais é o referencial teórico adotado nas análises. Verificou-se que os estudantes não possuem clareza sobre o conceito de número racional e apresentam, em decorrência, dificuldades no uso dos procedimentos algorítmicos necessários para a resolução da questão proposta.

Palavras-chave: Números racionais. Análise de erros. Dificuldades. Interpretação.

 

Difficulties of high school entrants in understanding rational numbers

Abstract

This paper presents an analysis of the resolution of a question about rational numbers, posed by students entering high school. The goal was to identify the main difficulties and errors presented by the participants about the concept and operations of rational numbers. To do so, an error analysis of the resolutions presented by the participants was performed. The interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects is the theoretical framework adopted in the analysis. It was found that students do not have clarity about the concept of rational numbers and present, as a result, difficulties in the use of algorithmic procedures necessary to solve the proposed question.

Keywords: Rational numbers. Error analysis. Difficulties. Interpretation.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e878
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