Estudo de percepção ambiental:
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Palavras-chave

Rio Parnaíba
Açude Taboquinha
Caatinga
Percepção ambiental
Educação ambiental
Parnaíba River
Taboquinha Reservoir

Como Citar

Silva, J. N. M., Santos, M. S. dos, Borges, J. O. L., Segisnando, L. da S., Lopes, M. de L., Campelo, M. dos S., & Alvarenga, E. M. (2021). Estudo de percepção ambiental: : diferentes perspectivas acerca de corpos d’água em municípios do Nordeste brasileiro. ForScience, 9(1), e00802. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e802

Resumo

A percepção ambiental surgiu como meio de identificar a relação entre os indivíduos e o meio ambiente, buscando verificar as formas como as pessoas percebem o meio ambiente. Dessa forma, o presente estudo visou identificar aspectos relacionados à percepção ambiental de corpos d’água das cidades de Palmeirais-PI e Beneditinos-PI, com o intuito de discutir sobre a frequência, ações de preservação, qualidade da água do rio Parnaíba e do açude Taboquinha, respectivamente. Sendo assim, a pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola do município de Palmeirais-PI e cidadãos do município de Beneditinos-PI. Para tal pesquisa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, em ambas as cidades, um questionário estruturado. Diante desse pressuposto, os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos conheçam o rio Parnaíba, desconhecem a ocorrência de ações de prevenção da poluição das águas fomentadas pela escola. Além disso, para os alunos, as atividades de passeio e recreação são as que mais lhes sugerem a utilidade das águas do rio Parnaíba, enquanto uso educativo é quase inexistente. Nesse sentido, observou-se o distanciamento desses alunos de parte de sua realidade local. No que diz respeito aos resultados obtidos com frequentadores do açude Taboquinha, na cidade de Beneditinos-PI, verificou-se a ausência de ações de preservação ambiental, haja vista que os moradores mencionam a má qualidade da água. Assim, concluiu-se que há necessidade de se implantar políticas públicas de conscientização dos frequentadores do açude, a fim de preservar o meio ambiente e ainda assim manter o turismo local.

Palavras-chave: Rio Parnaíba. Açude Taboquinha. Percepção ambiental. Educação ambiental.

 

Environmental perception study: different perspectives about water bodies in municipalities in Northeast Brazil

Abstract

Environmental perception emerged as a means of identifying the relationship between individuals and the environment, seeking to verify the ways in which people perceive the environment. It is also a way to verify the forms as people perceive the environment. This study aims to identify aspects related to the environmental perception of water bodies in the cities of Palmeirais-PI and Beneditinos-PI, in order to discuss the frequency, preservation actions, water quality of the Parnaíba river and the Taboquinha reservoir, respectively. Therefore, the research was carried out with students from a school in the city of Palmeirais-PI and citizens of the city of Beneditinos-PI. For such research, a structured questionnaire was used as a data collection instrument in both cities. Given this assumption, the results showed that, although most students know the Parnaíba River, they are unaware of the occurrence of water pollution prevention actions promoted by the school. In addition, for students, walking and recreation activities are the ones that most suggest the utility of the waters of the Parnaíba River, while educational use is almost non-existent. In this sense, it is observed that these students are distant from part of their local reality. With regard to the results obtained with users of the Taboquinha reservoir, in the city of Beneditinos-PI, there was an absence of environmental preservation actions, given that the residents mention the poor quality of the water. Thus, it was concluded that there is a need to implement public policies to raise awareness among the weir visitors, in order to preserve the environment and still maintain local tourism.

Keywords: Parnaíba River. Taboquinha Reservoir. Caatinga.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e802
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