Investigação do uso da metodologia ABP na Rede Federal brasileira no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio
PDF

Palavras-chave

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

Como Citar

Investigação do uso da metodologia ABP na Rede Federal brasileira no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio. (2021). ForScience, 9(1), e00925. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e925

Resumo

Neste trabalho investigou-se a utilização da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) brasileira. Para isso, primeiramente, realizou-se um estudo bibliométrico para identificar trabalhos relacionados ao tema, publicados nos últimos cinco anos, cujas referências subsidiaram conceitualmente a confecção do questionário sobre a metodologia ABP. Neste contexto, questões organizacionais, de infraestrutura, de formação e aceitação da metodologia ABP foram implementadas com o objetivo de mensurar o quanto essa metodologia está difundida entre as práticas pedagógicas dos docentes que atuam na Rede Federal. Posteriormente, o questionário eletrônico foi enviado às unidades desta rede para que fosse divulgado aos seus docentes. A amostra da pesquisa foi constituída por quinhentos e trinta docentes pertencentes a trinta e sete Institutos Federais, de todas as regiões do Brasil, e do Colégio Pedro II. Os resultados indicaram que, conceitualmente, a metodologia ABP é bem aceita, entretanto, ainda existe uma dificuldade em inseri-la na prática pedagógica cotidiana, embora haja o incentivo dos campi para aplicação de metodologias ativas e possibilidades de capacitação na área. Como fator limitante, observou-se que a organização curricular dos cursos técnicos integrados da Rede Federal dificulta a utilização de metodologias ativas. Por fim, observou-se que as questões cotidianas de elevada carga horária de trabalho e salas com grande quantidade de alunos impactam na redução do tempo disponível para a preparação das aulas, impedindo a evolução, mudança e autoavaliação das práticas docentes.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino Técnico Integrado. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

Investigating the use of the PBL methodology in the brazilian Federal Network in the context of technical education integrated to the high school

Abstract

In this work, we investigated the use of the active methodology called Problem-Based Learning (PBL) in Technical Courses Integrated to High School of the Brazilian Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education (Federal Network). For this, at first, a bibliometric study was carried out to identify works related to the theme in the last five years, whose references conceptually subsidized the questionnaire about the PBL methodology. In this context, organization, infrastructure, training, and acceptance of the ABP methodology were implemented aiming to measure how much this methodology is disseminated among the pedagogical practices of teachers working in the Federal Network. Subsequently, the electronic questionnaire was sent to teachers who work in the Federal Technical High School. The research sample consisted of five hundred and thirty teachers belonging to thirty-seven Federal Institutes, all over Brazil, and Colégio Pedro II. The results indicated that, conceptually, the PBL methodology is well accepted; however, there is still a difficulty in inserting it in the daily pedagogical practice, although there is an incentive from federal educational institutes for applying active methodologies and training possibilities in the area. As a limiting factor, it was observed that the curricular organization of the integrated technical courses of the Federal Network makes it challenging to use active methodologies. Finally, the daily issues of high workload and classrooms with many students impact the reduction of time available to prepare classes, preventing the evolution, change, and self-assessment of teaching practices.

Keywords: Problem-Based Learning. Integrated Technical Education. Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e925
PDF

Referências

BORGES, M. C. et al. Aprendizado baseado em problemas. Medicina (Ribeirão Preto. Online), São Paulo, v. 47, n. 3, p. 301-307, 3 nov. 2014. Disponível em: http://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p301-307. Acesso em: 09 ago. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha (PNP) ano base 2019. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html. Acesso em: 08 ago. 2020.

CEKER, E.; OZDAMLI, F. Features and characteristics of problem-based learning. Cypriot Journal of Educational Sciences, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 195-202, dez. 2016. Disponível em: http://doi.org/10.18844/cjes.v11i4.1296. Acesso em: 08 ago. 2020.

COELHO-FILHO, J. M.; SOARES, S. M. S.; SÁ, H. L. C. Problem-based learning: application and possibilities in Brazil. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 116, n. 4, p. 1784-1785, jul. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-31801998000400009. Acesso em: 04 jan. 2021.

COSTA, A. R. A educação a distância no Brasil: concepções, histórico e bases legais. Rios Eletrônica, Paulo Afonso, v. 2017, n. 12, p. 59-74, jul. 2017. Disponível em: http://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2017/12/a_educacao_a_distancia_no_brasil_concepcoes_historico_e_bases_legais.pdf. Acesso em: 08 ago. 2020.

FEITOSA, M. C. et al. Ensino Remoto: o que pensam os alunos e professores? In: ANAIS DO CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCÇÃO (Ctrl+E 2020), 5., 2020, [s.l.]. Anais eletrônicos [...]. Online, p. 60-68, jul. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.5753/ ctrle.2020.11383. Acesso em: 16 dez. 2020.

FERNANDO, R. J.; BUSSOLOTTI, J. M.; SOUZA, M. A. Percepção de professores e alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico sobre problem based learning. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Varginha, v. 20, n. 2, p. 100-115, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/158/142. Acesso em: 08 ago. 2020.

GABARDO, M. A boogie-woogie out of a tambourine and a guitar: project based learning applied in the brazilian vocational education context. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 421-435, 30 abr. 2018. Disponível em: http://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11436. Acesso em: 08 ago. 2020.

GONÇALVES, C. L. D. Gerações, tecnologia e educação: análise crítica do emprego educativo de novas tecnologias da informação e comunicação na educação superior da região metropolitana de Campinas, SP. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2012. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o_-Carolina-Louren%C3%A7o-Defilippi-Gon%C3%A7alves.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.

KALATZIS, A. C. Aprendizagem baseada em problemas em uma plataforma de ensino a distância com o apoio dos estilos de aprendizagem: uma análise do aproveitamento dos estudantes de engenharia. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/ teses/disponiveis/18/18157/tde-05112008-145409/publico/AdrianaCasaleKalatzis.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

LEVINE, D.; BERENSON, M.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações usando microsoft excel em português. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

LIMA, S. M. Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3848/1/PG_PPGECT_M_Lima%2C %20%20Sylvia%20Marcela%20de_2018.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

LOPES, R. M. et al. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 7, p. 1275-1280, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000700029. Acesso em: 13 jan. 2021.

LOPES, R. M. et al. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M.; ALVES, N. (org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432641/2/APRENDIZAGEM%20BASEADA%20EM%20PROBLEMAS%20-%20fundamentos%20para%20a%20sua%20aplica %C3%A7%C3%A3o%20no%20Ensino%20M%C3%A9dio%20e%20na%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

MAMEDE, S. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.

MEDEIROS, F. et al. 21st century skills development in Project-Based Learning at Federal Network of Technological Education Institutes. Inted 2018 Proceedings, [s.l.], p. 9447-9453, mar. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21125/inted.2018.2338. Acesso em: 04 jan. 2021.

PINHO, L. A. Contribuições teóricas e práticas para o uso da aprendizagem baseada em problemas na educação profissional técnica de nível médio. 2017. 173 f. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26667/2/luis_pinho_ioc_dout_2017.pdf. Acesso em: 08 ago. 2020.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EduFSCar, 2010, 151 p.

RODRIGUES, G. S. Análise do uso da metodologia ativa PBL na educação profissional. Periódico Científico Outras Palavras, Brasília, v. 12, n. 2, p. 24-34, jul. 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/ view/717/603. Acesso em: 07 ago. 2020.

RHEM, J. Problem-based learning: an introduction. The National Teaching & Learning Forum, Phoenix, v. 8, n. 1, p. 2, 1998. Disponível em: http://utminers.utep.edu/robertson/pdf/ introduction_pbl_article.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.

SCHMIDT, H. G. A brief history of problem-based learning. In: O'GRADY G. et al. (org.). One-Day, One-Problem. Springer: Singapura. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-4021-75-3_2. Acesso em: 07 ago. 2020.

SEIXAS, E. P. A. et al. Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: um estudo em instituição de ensino superior. Turismo Visão e Ação, Balneário Camboriú, v. 19, n. 3, 2017. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/11669. Acesso em: 13 jul. 2018.

TANGERINO, L. I. Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_ LATERAL_FIXO/POS_GRADUA%C3%87%C3%83O/MESTRADO/Ensino_de_Ci%C3%AAncias_e_Matem%C3%A1tica/Dissertacoes/2017/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Lauro_Ivan_Tangerino.pdf. Acesso em: 07 ago. 2020.

TULLIO, F. B. M. A aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva no ensino de estrutura em metal no curso de arquitetura e urbanismo. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2466/1/PG_PPGECT_M_Tullio%2c%20Franciele%20Braga%20Machado_2017.pdf. Acesso em: 07 ago. 2020.

WILLIAMS, P. J.; IGLESIAS, J.; BARAK, M. Problem-based learning: application to technology education in three countries. Int. J. of Technology and Design Education, [S.L.], v. 18, n. 4, p. 319-335, 20 jun. 2007. Disponívelem: https://doi.org/10.1007/s10798-007-9028-2. Acesso em: 07 ago. 2020.

WOOD, D. F. ABC of learning and teaching in medicine: problem-based learning. BMJ, [S.L.], v. 326, n. 7384, p. 328-330, 8 fev. 2003. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1136%2Fbmj.326.7384.328. Acesso em: 29 dez. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Array