Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
PDF

Palavras-chave

Qualidade de semente de soja
Predição de quantidades aleatórias
Distribuição Weibull
Ensaios destrutivos

Como Citar

Zuquello, A. G., & Baldo, A. (2019). Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar. ForScience, 7(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n1.e558

Resumo

A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.

Technology and education: b-learning, a new way of teaching

Abstract

The present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.

Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.

https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n1.e558
PDF

Referências

BASTIAN, Irma Verri. O Teorema de Pitágoras. 2000. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

CORBO, Olga. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de noções concernentes aos números irracionais na educação básica. 2012. 313 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FISCHBEIN, Efraim; TIROSH, Dina.; MELAMED, U. Is it possible to measure the intuitive acceptance of a mathematical statement? Educational Studies in Mathematics, Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, n. 12, p. 491–512, 1981.

FISCHBEIN, Efraim. The interaction between the formal, the algorithmic, and the intuitive components in a mathematical activity. In Rolf Biehler et al. (Org.) Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline, Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, p. 328-375. 1994.

MOTTIN, Elisandra. A Utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática para o estudo de Teorema de Pitágoras. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

PEREIRA, Mayara Gabriella Grangeiro; COUTO, Ana Paula Nascimento Pegado; COSTA, Acylena Coelho. Análise de erros em questões de Teorema de Pitágoras: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. São Paulo: 2016.

SILVA, Benedito A. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia D. A. (Org.), Educação matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC. p. 49-75. 2008.

TASHIMA, Marina Massaco; SILVA, Ana Lúcia da. As lacunas no ensino-aprendizagem

da geometria. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marina_massaco_tashima.pdf. Acesso em: 03 set. 2018.