Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
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How to Cite

Nascimento, D. L. do, Sá, D. L. de, Vieira, T. P., & Braz, L. H. C. (2018). Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra. ForScience, 5(3). https://doi.org/10.29069/forscience.2017v5n3.e308

Abstract

Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.

Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.

Abstract

Mini-course: building triangles through geogebra software

This work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. 

Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.

https://doi.org/10.29069/forscience.2017v5n3.e308
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