Jogos educativos como agente facilitador no processo de aprendizagem de Química
PDF

Palavras-chave

Atividade lúdica. Integração. Ferramenta pedagógica
Ludic activity
Integration
Pedagogical tool

Como Citar

Resende, E. C. de, Amaral , P. F. de S., Soares, V. C., Teixeira, M. de C., & Duarte, C. J. (2020). Jogos educativos como agente facilitador no processo de aprendizagem de Química. ForScience, 8(2), e00839. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e839

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso de jogos educativos como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem em Química, que teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes e encontrar alternativas capazes de ajudá-los a compreender as transformações Químicas que ocorrem no mundo de forma abrangente e integrada. Para tanto, discentes dos cursos técnicos integrados e superiores do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí elaboraram jogos educativos abordando conceitos de Química. Uma banca de jurados, composta por servidores de diversas áreas do Instituto, avaliou de forma criteriosa os jogos educativos. Ao final, os estudantes responderam um questionário, para avaliar de forma qualitativa a percepção dos mesmos, quanto ao aprendizado dos conceitos abordados e dificuldades durante o processo. Observou-se que a elaboração dos jogos educativos contribuiu para o aprendizado dos conteúdos abordados e mostrou-se importante para estimular as relações cognitivas, afetivas e sociais dos estudantes.

Palavras-chave: Atividade lúdica. Integração. Ferramenta pedagógica.

 

Educational games as a facilitating agent in the chemistry learning process

Abstract

This work is an experience report on the use of educational games as a facilitator of the teaching and learning process in Chemistry, which aimed to arouse the interest of students and find alternatives capable of helping them to understand the chemical transformations that occur in the world in a comprehensive and integrated way. In order to achieve this, students from integrated technical courses and college at the Federal Institute of Minas Gerais - Campus Bambuí developed educational games addressing Chemistry concepts. A panel of judges, composed of colleagues from different areas of the Institute, carefully, evaluated the educational games. At the end, students answered a questionnaire to qualitatively assess their perception, regarding the learning of the concepts addressed and difficulties during the process. It was observed that the elaboration of educational games contributed to the learning of the contents covered and proved to be important to stimulate students' cognitive, affective and social relationships.

Keywords: Ludic activity. Integration. Pedagogical tool.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e839
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf&gt. Acesso em: 01 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências das Naturezas, Matemática e suas tecnologias. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf&gt. Acesso em: 27 mar. 2020.

CUNHA, M. B da. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para a sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio. 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.

FELÍCIO, C. M.; SOARES, M. H. F. B. Da intencionalidade à responsabilidade lúdica: novos termos para uma reflexão sobre o uso de jogos no ensino de Química. Química nova na escola, v. 40, n. 3, p. 160-168, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160124. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=75. Acesso em: 11 maio 2020.

GARCEZ, E. S. C.; SOARES, M. H. F. B. Um estudo do estado da arte sobre a utilização do lúdico em ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 183-214, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171183. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4438. Acesso em: 8 maio 2020.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil: jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo, Cortez, 1996.

NASCIMENTO, A. M. S. et al. Vista do ludo das ligações Químicas: um jogo didático no ensino de Química. International Journal Education and Teaching, Recife, v. 1, n. 1, p. 137-157, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.31692/2595-2498.vli01.26. Disponível em: https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/26. Acesso em: 8 maio 2020.

NASCIMENTO, E. F. A.; PORTO, M. D. O jogo didático na perspectiva de Vygotsky e a inclusão do estudante no processo de ensino e aprendizagem de Química. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 3., 2016, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: UEG, 2016. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/issue/view/224. Acesso em: 11 maio 2020.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O Lúdico no ensino de Química: considerações a partir da psicologia histórico-cultura. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 360-368, nov. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160048. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=68. Acesso em: 11 maio 2020.

OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri Químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 21, p. 18-24, maio. 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a04.pdf. Acesso em: 8 maio 2020.

REZENDE, F A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem na perspectiva do V epistemológico de Gowin, Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 103-121, 2019. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p103. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1269. Acesso em: 8 maio 2020.

SILVA, E. K. S.; LIMA, J. P. F.; FERREIRA, M. L. Descobrindo os elementos químicos: jogo lúdico proporcionando uma aprendizagem significativa sobre a tabela periódica. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, p. 228-237. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.87. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/87. Acesso em: 7 maio 2020.

SOARES, M. H. F. B. Jogos atividades lúdicas no ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n 2, p. 5-13, Out. 2016. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1311. Acesso em: 7 maio 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array