A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
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A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio. (2018). ForScience, 6(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e365

Abstract

O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.

Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática.

 

The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school students

Abstract

The current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.

Keywords: Experience report. Games. Mathematics.

https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e365
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